quarta-feira, 21 de julho de 2010

DIO COME TI AMO - GIGLIOLA BELÍSSIMA!


Ontem revi ao filme dos anos 60, Dio Come Ti Amo, obra que marca o auge da carreira da cantora Gigliola Cinqueti, que continua muito bela! O Antonio se lembra de ter assistido o filme quando era criança na companhia do seu pai e o rolo do filme quebrou no meio da sessão...

Gigliola tinha uma voz bela, apurada e doce. Fazia um gênero "garotinha" tímida, mas tinha um carisma impressionante. A Casa Lomuto tem algumas gravações dela, originais.

Dio Come Ti Amo tem imagens pitorescas em PB das cidades de Barcelona e Nápolis. Vale a pena rever o modus vivendi dos anos 60.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Show marca 90 anos de Elizeth Cardoso


(Folha de S. Paulo - 20/7/2010 - Por Luiz Fernando Vianna)

O show que o Instituto Moreira Salles realiza hoje, no Rio, para marcar os 90 anos de Elizeth Cardoso -completados na sexta-feira- é uma fresta para uma relação que se tornará pública em 2011.

A instituição adquiriu o acervo de Elizeth (1920-1990) em 2003 e concluirá até o ano que vem a catalogação dos cerca de 360 "suportes sonoros" (fitas, LPs, CDs...), 1.400 fotografias e 450 documentos (manuscritos, agendas, livros, cartas etc.). A consulta será possível pela internet.

Hoje, Áurea Martins, uma das intérpretes preferidas de Elizeth, cantará um repertório escolhido pelo biógrafo da cantora, Sérgio Cabral, que apresentará o show.

Ao lado do violonista Bilinho Teixeira, Áurea mostrará "Meiga Presença", "Canção de Amor", "Janelas Abertas", "Barracão" e outras. Tais músicas foram eternizadas pela "mãe de todas as cantoras do Brasil", como definiu Chico Buarque no encarte do último disco de Elizeth, "Todo o Sentimento", que ela não viu lançado devido ao câncer no estômago.

"Apelo" fecha o show, como Elizeth costumava fazer. Um dos registros mais importantes do acervo, inédito, é o primeiro show dela no Canecão, em 1971, que termina com essa canção enquanto o coro interpreta Bach.

Após o arranjo do maestro Lindolfo Gaya, Elizeth agradece. "Obrigado até a você, Ary Valdez, meu marido", alusão sarcástica e doída a alguém que morrera dez anos antes e de quem ela estava separada havia três décadas. Depois, ela canta um trecho de "Apesar de você".

A mulher de muitos amores se queixava no fim da vida a Herminio Bello de Carvalho: "Não tenho nem quem me mande à merda". Na coleção de fitas cassetes há ensaios, como um com Baden Powell, e duetos informais, caso de um encontro com Rosita Gonzales.

ELIZETH 90 ANOS
COM Áurea Martins e Bilinho Teixeira
QUANDO hoje, às 19h30
ONDE Instituto Moreira Salles (av. Marquês de São Vicente, 476, Gávea, Rio, 0/xx/21/3284-7400)
QUANTO grátis (distribuição de senhas uma hora antes).

segunda-feira, 19 de julho de 2010

FILME ALO ALO CARNAVAL DE 1935 TEM DIFICULDADES PARA SER RELANÇADO



Só neste país mesmo... Um filme importantíssimo da cinematografia brasileira e considerado uma das jóias da MPB de todos os tempo, "Alo, Alo Carnaval", foi restaurado, mas a dona dos seus direitos autorais, não tem verba para relançar a obra.

Logicamente para um país sem memória cultural quase ninguém se recorda da película, Mas vele dizer que o file traz números musicais de gênios da MPB como o cantor Francisco Alves, que carregava centenas de milhares de fãs em seus shows, Lamartine Babo, compositor de marchas, hinos de clubes de futebol e clássicos, Joel e Gaúcho, Mário Reis, Almirante, Aurora e Carmem Miranda, as Irmãs Pagãs, Bando da Lua, entre outros.

Eu tenho uma cópia do filme co apenas 1 hora de duração (o filme restaurado tem 2 horas!).

A Casa Lomuto tem gravações, discos e fotos de artistas brasileros e internacionais.
Preservem a memória da cultura nacional!